Utilização de Dados em debate entre líderes empresariais e dirigentes políticos

Utilização de Dados em debate entre líderes empresariais e dirigentes políticos

A eurodeputada Lídia Pereira e a Deloitte Global promoveram esta quinta-feira, 18 de março, um evento online que juntou Brad Smith, Presidente da Microsoft e Jeff Merritt, Head of IoT and Urban Transformation do Fórum Económico Mundial, para um debate sobre como é que os dados estão a ser utilizados à escala global na criação de cidades mais inclusivas.

O Presidente da Microsoft enalteceu iniciativas europeias, como a recente Lei dos Serviços Digitais, ou o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados e defendeu que, ao nível das cidades, “o uso de dados pode permitir aos governos locais servirem de forma mais eficiente os seus cidadãos, promovendo o crescimento económico e sustentável”. Para Brad Smith, o maior desafio na gestão de dados encontra-se em “desenvolver tecnologia que permita proteger as informações pessoais, mas que ao mesmo tempo assegure o acesso a dados”, porque só assim “se cria valor e isso permite criar mais emprego e desenvolver novos setores de negócio”.

Jeff Merritt alertou para a necessidade de mobilizar investimento “muitas cidades não têm os recursos necessários para dar resposta às necessidades do presente, quanto mais para planear o amanhã”. Segundo o dirigente do Fórum Económico Mundial, é fundamental “renovar da cooperação entre setor público e privado”.

No evento participaram Debbie Sills, Global Leader Government & Public Sector Industry da Deloitte, Kirby Brady, Chief Innovation Officer, da cidade de San Diego e Martin Brynskov, Chair da Open & Agile Smart Cities, que partilharam a sua experiência e perspetivas sobre a utilização de dados, no envolvimento ativo dos cidadãos, bem como na promoção da saúde pública e da sustentabilidade ambiental.

Miguel Eiras Antunes, Líder Global da prática de Smart City, Smart Nation e Local Government da Deloitte considera que “os Governos já começaram a reconhecer a importância e o valor dos dados e que o setor público está a tornar-se mais digital” e que, nesse âmbito, “os dados desempenham um papel crucial”. Lídia Pereira salientou que o foco está no desenvolvimento de “sociedades mais inclusivas, democracias mais fortes e estilos de vida mais sustentáveis” e que “o Parlamento Europeu tem lutado por uma Europa melhor e mais inclusiva”.

“Using Data to Build a Better and Inclusive Society” foi o segundo evento da série de quatro webinares inaugurada no passado mês de janeiro pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.