Utilização de Dados em debate entre líderes empresariais e dirigentes políticos

Utilização de Dados em debate entre líderes empresariais e dirigentes políticos

A eurodeputada Lídia Pereira e a Deloitte Global promoveram esta quinta-feira, 18 de março, um evento online que juntou Brad Smith, Presidente da Microsoft e Jeff Merritt, Head of IoT and Urban Transformation do Fórum Económico Mundial, para um debate sobre como é que os dados estão a ser utilizados à escala global na criação de cidades mais inclusivas.

O Presidente da Microsoft enalteceu iniciativas europeias, como a recente Lei dos Serviços Digitais, ou o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados e defendeu que, ao nível das cidades, “o uso de dados pode permitir aos governos locais servirem de forma mais eficiente os seus cidadãos, promovendo o crescimento económico e sustentável”. Para Brad Smith, o maior desafio na gestão de dados encontra-se em “desenvolver tecnologia que permita proteger as informações pessoais, mas que ao mesmo tempo assegure o acesso a dados”, porque só assim “se cria valor e isso permite criar mais emprego e desenvolver novos setores de negócio”.

Jeff Merritt alertou para a necessidade de mobilizar investimento “muitas cidades não têm os recursos necessários para dar resposta às necessidades do presente, quanto mais para planear o amanhã”. Segundo o dirigente do Fórum Económico Mundial, é fundamental “renovar da cooperação entre setor público e privado”.

No evento participaram Debbie Sills, Global Leader Government & Public Sector Industry da Deloitte, Kirby Brady, Chief Innovation Officer, da cidade de San Diego e Martin Brynskov, Chair da Open & Agile Smart Cities, que partilharam a sua experiência e perspetivas sobre a utilização de dados, no envolvimento ativo dos cidadãos, bem como na promoção da saúde pública e da sustentabilidade ambiental.

Miguel Eiras Antunes, Líder Global da prática de Smart City, Smart Nation e Local Government da Deloitte considera que “os Governos já começaram a reconhecer a importância e o valor dos dados e que o setor público está a tornar-se mais digital” e que, nesse âmbito, “os dados desempenham um papel crucial”. Lídia Pereira salientou que o foco está no desenvolvimento de “sociedades mais inclusivas, democracias mais fortes e estilos de vida mais sustentáveis” e que “o Parlamento Europeu tem lutado por uma Europa melhor e mais inclusiva”.

“Using Data to Build a Better and Inclusive Society” foi o segundo evento da série de quatro webinares inaugurada no passado mês de janeiro pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
�?lvaro Amaro
Cláudia Monteiro de Aguiar