Carlos Coelho recebe Vice-Primeiro-Ministro da Bulgária

Carlos Coelho recebe Vice-Primeiro-Ministro da Bulgária

O Vice Primeiro Ministro (que é igualmente Ministro do Interior) pediu a Carlos Coelho o seu apoio para a entrada da Bulgária no espaço Schengen e deu nota das medidas tomadas recentemente pelo Governo Búlgaro para melhorar o controlo das fronteiras, a formação de pessoal especializado e a aquisição de modernos equipamentos informáticos que permitam uma boa ligação ao Sistema de Informação de Schengen.

 

Carlos Coelho sublinhou a boa vontade do Parlamento Europeu para atingir o objectivo do alargamento do Espaço Schengen mas recordou que cabe às autoridades búlgaras adoptarem as medidas necessárias para passarem nos testes de avaliação.

 

A participação no Espaço Schengen exige a confiança recíproca no controlo de fronteiras e a uniformização de procedimentos em todos os Estados-Membros.

 

Cabe à Bulgária provar que está em condições de se juntar aos outros parceiros nas áreas do Controlo de Fronteiras, da Cooperação Policial, nos Vistos e na Ligação ao Sistema de Informação de Schengen, entre outras.

 

O primeiro passo já foi dado (no âmbito do dossier relativo à protecção de dados) quando o Parlamento Europeu aprovou em, 17 de Junho de 2010, o Relatório COELHO sobre a Bulgária e a Roménia.

 

A Delegação Búlgara era encabeçada pelo Vice-Primeiro-Ministro e Ministro do Interior, Tsvetan Tsvetanov e incluía o Vice-Ministro do Interior Veselin Vuchkov e o Embaixador Boyko Kotzev. O Deputado europeu Andrey Kovatchev esteve igualmente presente.