Este relatório vai redefinir as regras de participação não só no Programa Quadro de Investigação (52 mil milhões de Euros), mas em todos os outros programas de Ciência e de Inovação, de modo a facilitar a participação e a elevar as taxas de execução dos mesmos. Presentemente as regras são muito complexas. Este relatório pretende ser o guião da participação nos actuais e futuros programas pós 2013.
Entre os aspectos prioritários do relatório, Maria da Graça Carvalho destaca "a questão da simplificação administrativa e financeira; a necessidade de melhorar a qualidade, acessibilidade e transparência; os benefícios das sinergias entre programas e instrumentos; bem como o Futuro Oitavo Programa Quadro".
Com esta votação culmina o processo de consulta pública aberto por Maria da Graça Carvalho quando foi nomeada relatora em Maio deste ano. O objectivo era ouvir os vários parceiros, universidades, centros de investigação e empresas, para debater as principais regras de participação nos Programas Europeus de Ciência e Inovação.