Numa troca de pontos de vista realizada hoje no Parlamento Europeu, na Comissão dos Transportes e Turismo, na qual Nuno Teixeira é membro suplente, com a presença do Comissário para a Indústria e Empreendedorismo e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, o Deputado Madeirense apresentou duas propostas ao Comissário, que o próprio já tinha endereçado à primeira Task Force do Parlamento Europeu.
Em primeiro lugar Nuno Teixeira sublinhou a importância da criação deste grupo de trabalho, denominado de Task Force " não só por versar sobre a principal actividade económica da ilha da Madeira, mas sobretudo pelo poder potenciador desta área para o crescimento de toda a economia europeia." Afirmou ainda que " um programa concreto com metas e objectivos poderá dar o impulso necessário para a criação de uma verdadeira política de Turismo na União Europeia".
Dos cincos contributos temáticos que o próprio já tinha apresentado a este grupo de trabalho, Nuno Teixeira salientou dois. O primeiro diz respeito à criação e/ou constituição de um Grupo de Gestão de Crises para o Turismo. O Eurodeputado referiu a " necessidade de a nível europeu haver um organismo que reduza os efeitos negativos junto dos media e dos operadores turísticos na sequência de uma catástrofe". Dando o exemplo do temporal de 20 de Fevereiro, Nuno Teixeira referiu " as informações imprecisas e as imagens excessivas que os media transmitem que depois não acompanham o processo de requalificação e limpeza, levando a cancelamentos que prejudicam toda a economia local".
No segundo ponto da sua intervenção o Deputado apresentou o conceito de Estações Náuticas, em desenvolvimento em Portugal, mas já implementado em Espanha e em França que " permitirá não só combater a sazonalidade, uma vez que o público-alvo é bastante diversificado, como também funcionará como motor para o denominado Crescimento Azul. A Europa não pode perder esta oportunidade de crescimento para a indústria náutica e, consequentemente, para as regiões europeias."
No final do debate o Comissário agradeceu os contributos e afirmou que o seu gabinete iria analisar todas as propostas apresentadas neste debate.