Deputado Mário David aplaude Nobel da Paz

Deputado Mário David aplaude Nobel da Paz

Mário David afirmou que “A República Popular da China tem tido, a nível mundial e na última década, um desenvolvimento económico e social únicos e espero que este reconhecimento internacional do papel que Liu Xiaobo e os outros signatários da Charter 08 podem ter para o progresso do seu país seja atendido pelas autoridades chinesas”.

 

“Espero que este prémio não venha a provocar nenhum constrangimento em Pequim ou noutras capitais internacionais, muito particularmente se forem da União Europeia. Ninguém retira ao Governo Chinês o mérito do progresso alcançado. Mas justamente numa sociedade tão desenvolvida como a chinesa, não vejo neste prémio qualquer provocação, mas sim o reconhecimento e incitamento a prosseguir a abertura que se tem verificado ultimamente”, acrescentou Mário David.

 

Mário David, que enquanto Deputado no Parlamento Português foi Vice-Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-China, sublinhou que “é inevitável que, num país com a riqueza da cultura e história chinesas, numa sociedade que tem progredido vertiginosamente, os valores dos direitos humanos, da democracia e de um Estado de Direito, sejam progressivamente adoptados pelas autoridades de Pequim.”

 

A concluir, Mário David expressou a esperança que “a prova dessa abertura seja a autorização do Governo Chinês para que Liu Xiaobo possa vir em Dezembro a Oslo receber o prestigiado prémio que agora lhe foi atribuído.”