campaign-5
  • 24 de Janeiro, 2012

Directiva europeia pode colocar em causa receitas de cruzeiros em Portugal

No próximo dia 30 de Janeiro, a Comissão do Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar do Parlamento Europeu irá discutir a directiva relativa ao teor de enxofre dos combustíveis navais. Se for aprovada, esta proposta "irá afectar directa e profundamente o segmento do turismo de cruzeiros, que tem registado um crescimento exponencial em Portugal”.

 

Quem assim o entende é o eurodeputado do PSD Nuno Teixeira que se mostrou preocupado com os efeitos que esta medida poderá trazer no sector dos navios de cruzeiros em Portugal, uma actividade que no nosso País tem estado em franco crescimento.

 

Subscrita pela eurodeputada finlandesa Satu Hassi, do Grupo dos Verdes, o que esta alteração pretende é antecipar, em termos de calendário, a implementação para todos os navios da obrigação de uso de combustíveis menos poluente em todas as águas territoriais da UE, uma vez que preconiza a entrada em vigor desta directiva já em 2015. Refira-se, no entanto, que esta obrigação já consta de acordos internacionais nos quais a União Europeia e os Estados-Membros fazem parte, mas com entrada em vigor apenas prevista para o ano de 2020 e/ou 2025.  

 

Para o eurodeputado português esta medida não tem em conta as preocupações do sector,“uma vez que a adaptação dos navios para cumprir níveis de emissões tão apertados e num tão curto espaço de tempo, levará a elevados níveis de investimento e um decréscimo no número de passageiros e de escalas efectuados nos portos Portugueses”.

 

Nuno Teixeira recorda que “sendo esta imposição limitada aos navios da UE, criará uma desvantagem competitiva aos portos do mediterrâneo, nomeadamente aos portos portugueses de Lisboa, Funchal e Portimão, mas também de importantes portos de cruzeiros em Espanha, França, Itália e Grécia, que conduzirá a um reposicionamento dos navios em outras zonas do globo, em particular no Norte de África e Caraíbas."

 

De acordo com os últimos dados, em 2010 Portugal recebeu 755 escalas de cruzeiros e, pela primeira vez, mais de um milhão de passageiros, reforçando a posição de 6º lugar, em 2009, enquanto destino para passageiros de cruzeiro na Europa.