Durante o debate sobre o Programa de Trabalho da Comissão Europeia para 2025, o chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu, Paulo Cunha, destacou a necessidade de apostar numa abordagem clara e objetiva para reforçar as bases económicas e estratégicas da União Europeia. "A mensagem tem de ser clara: é tempo de investir e simplificar ", afirmou.
Na intervenção, Paulo Cunha apelou à urgência de investir na descarbonização da indústria, através do Clean Industrial Deal, com destaque para a modernização de setores estratégicos e a criação de ligações energéticas: “é essencial apostar nas ligações energéticas transfronteiriças, que garantem uma maior integração e segurança energética na Europa.", reforçou.
Além disso, sublinhou a importância de investir nas energias renováveis, como o hidrogénio verde, para construir um futuro limpo e competitivo.
Em relação às empresas, o eurodeputado defendeu a necessidade de reduzir a burocracia, facilitando o dia a dia das Pequenas e Médias Empresas (PMEs), e de apoiar as small mid caps com potencial para liderar a inovação e fomentar o crescimento económico europeu.
Relembrou a importância de simplificar o acesso a fundos, garantindo que nenhuma região ou setor seja deixado para trás, e na necessidade de se investir no capital humano, promovendo a requalificação e educação contínua através da União de Competências.
"O futuro da Europa será sustentável, competitivo e coeso apenas se orientarmos as nossas políticas para investir onde é necessário e simplificar onde deve ser mais eficiente", concluiu.