Num encontro bilateral entre a Comissária para a Energia, Inovação e Ciência e Maria da Graça Carvalho, foram apresentadas as linhas mestres do Relatório sobre a Simplificação das Regras de participação dos actuais e futuros Programas Europeus de Ciência e Inovação.
Durante a reunião a deputada explicou à Comissária que para a elaboração do relatório está a auscultar os diferentes parceiros, universidades, centros de investigação e empresas, para debater as principais regras de participação nos Programas Europeus de Ciência e Inovação. Até à data foram enviados mais de 8000 convites que pretendem pedir os contributos de todos os interessados.
Para além das reuniões individuais que a deputada realiza durante todo este mês de Junho em Bruxelas e Estrasburgo, estão programadas ainda duas reuniões em Portugal no mês de Julho e uma audição no Parlamento Europeu marcada para dia 1 de Setembro.
Durante o encontro, Maria da Graça Carvalho apresentou à Comissária Geoghegan Quinn, as suas prioridades para o Relatório, entre as quais
Este Relatório vai redefinir as regras de participação no Programa Quadro de Investigação (52 mil milhões de Euros), bem como em todos os outros programas de Ciência e de Inovação, de modo a facilitar a participação e a elevar as taxas de execução dos mesmos. Este Relatório pretende ser o guião da participação nos actuais e futuros programas pós 2013.