Intervenção do Eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes na sessão plenária do Parlamento Europeu, em Bruxelas

Intervenção do Eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes na sessão plenária do Parlamento Europeu, em Bruxelas

O eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes defendeu hoje, em Bruxelas, o reforço da atenção da União Europeia às consequências do crescente envelhecimento da população europeia, com a concretização de medidas urgentes e concertadas no âmbito da Estratégia UE 2020, para “um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo”.

 

“O envelhecimento da população é um dos maiores desafios políticos que a União Europeia enfrenta”, alertou José Manuel Fernandes, na sessão plenária do Parlamento Europeu que decorre em Bruxelas.

 

Por isso, defende que “a UE e os Estados-Membros têm de actuar de forma urgente e concertada, até porque já hoje se verifica uma elevada taxa de desemprego entre os jovens e já se sente a dificuldade de financiamento dos regimes de pensões”.

 

Em defesa de uma resposta integrada para a problemática do envelhecimento populacional, José Manuel Fernandes sublinhou que “a promoção da equidade e solidariedade inter-geracional, valor fundamental, terá de ser trabalhada numa articulação entre sistemas de pensões, orçamento, endividamento, cuidados de saúde e reabilitação, promoção da natalidade e defesa da família e políticas contra a discriminação”.

 

Uma estratégia que – em seu entender – “deve ser concretizada implementando um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo de acordo com a estratégia UE 2020”.

 

Conforme alertou o Eurodeputado do PSD, “mantendo-se a tendência demográfica actual, haverá em poucos anos uma profunda alteração na estrutura da população e na pirâmide etária. Estima-se que o número de jovens com idades compreendidas entre os 0 e os 14 anos passará de 100 milhões (índice 1975) para 66 milhões, em 2050, e que a população em idade activa passará dos actuais 331 milhões para 268 milhões, em 2050. Para além disso o número de pessoas com idades superiores a 80 anos passará de 4,1%, em 2005, para 11,4%, em 2050”.