campaign-5
  • 17 de Fevereiro, 2025

Lídia Pereira alerta para riscos da política aduaneira dos EUA

Lídia Pereira criticou hoje a instrumentalização da política aduaneira por Donald Trump, alertando para as tentativas de condicionar a União Europeia a depender do gás natural liquefeito norte-americano e a reforçar a compra de equipamento militar dos EUA.

"Trump está a transformar a diplomacia económica em diplomacia transacional. Tudo indica que vai tentar obrigar-nos a comprar gás natural liquefeito e a aumentar as despesas com equipamento militar norte-americano. Mas a Europa é o maior bloco comercial do mundo. Temos de ser firmes!" afirmou, apelando a uma posição clara e estratégica por parte da União Europeia.

Para a eurodeputada do PSD, a Europa não pode permitir que a política aduaneira norte-americana afete a transição energética europeia nem comprometa o desenvolvimento da indústria de defesa da UE. “A Europa já foi empurrada para muitas crises por não ter antecipado os desafios”, alertou.

A eurodeputada defendeu que a autonomia estratégica europeia passa por substituir importações por produção europeia, diversificar mercados e reforçar acordos comerciais estratégicos, como o acordo com o Mercosul, além de aprofundar relações comerciais com a Índia e o Japão.

"Está em causa a nossa autonomia estratégica. Se Washington acha que pode testar os nossos limites, Bruxelas não pode hesitar", concluiu.

Com esta posição, Lídia Pereira reforça o apelo para que a União Europeia se posicione como um ator global independente, capaz de definir a sua própria estratégia comercial e industrial sem ficar sujeita a pressões externas.