Lídia Pereira integra delegação do Parlamento Europeu à COP27

Lídia Pereira integra delegação do Parlamento Europeu à COP27

- Eurodeputada do PSD, Lídia Pereira, é a única portuguesa que faz parte da comitiva do Parlamento Europeu à COP27

- Para Lídia Pereira "esta tem de ser uma COP de ação e não apenas de discussão!"

A Eurodeputada do PSD Lídia Pereira integra a delegação do Parlamento Europeu à Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas COP27, entre os dias 14 e 18 de novembro, em Sharm el-Sheikh, no Egito, onde irá apresentar a resolução do Parlamento Europeu que insta os Estados-Membros e os países do G20 a serem mais ambiciosos nas políticas sobre o clima. Esta resolução sublinha a preocupação com o alerta de que o planeta está num caminho de aumento da temperatura de até 2,7°C, mesmo que as metas mais ambiciosas sobre o clima sejam implementadas até 2030.

A co-relatora do Parlamento Europeu, Lídia Pereira, afirma que “Por tudo isto, esta tem de ser uma COP de ação e não apenas de discussão! Não pode ser apenas e só mais uma das muitas conferencias sobre a temática. Precisamos de resultados.”

Um dos pontos-chave da posição do Parlamento Europeu resulta da invasão Russa à Ucrânia que implicou nova estratégia e realidade para a transição energética na Europa, com particular importância na nossa independência energética.

Também a promessa de 100 mil milhões de dólares anuais para o financiamento climático desde 2020, que não tem sido honrada pelos países desenvolvidos, deve ser alcançada tanto de fontes públicas quanto privadas, e o dinheiro deve ser disponibilizado assim que possível para financiar a transição climática e ajudar os países menos desenvolvidos;

A importância da inovação e da iniciativa privada no desenvolvimento de novas tecnologias limpas que auxiliem na mitigação e adaptação às alterações climáticas representam outro dos objetivos da resolução, que reconhece também que os países menos desenvolvidos têm de ser apoiados na sua transição para energias limpas e cabe a todos os restantes países aumentar rapidamente, e com estratégia, o investimento em inovação e tecnologias limpas.

A resolução da UE recorda ainda que a Europa lidera a luta contra as alterações climáticas e deverá continuar a ser o maior contribuinte do financiamento climático para os países em desenvolvimento.

Para a Eurodeputada Lídia Pereira “O PPE e o PSD querem a descarbonização e a inovação, mas os radicalismos de um lado querem a desindustrialização e a destruição da economia, ou são negacionistas do outro. Partimos para esta COP com os olhos postos no que o Mundo pode fazer melhor, e sabemos que a Europa é um exemplo que economias como os Estados Unidos, a India ou China devem seguir, reconhecendo que esta é uma causa comum: Salvar o nosso planeta!”

Em junho de 2021, o Parlamento adotou a Lei Europeia do Clima, que transforma o compromisso do Pacto Verde Europeu com a neutralidade climática da UE até 2050 numa obrigação para a UE e para os Estados-Membros. Foi o primeiro lugar no mundo a adotar uma legislação relativa ao clima e à proteção do ambiente. O pacote “Fit for 55 in 2030”, que materializa esta ambição, está atualmente a ser negociado com os países que integram a UE.

A Delegação do Parlamento Europeu na COP27 é composta por:

Bas EICKHOUT (Verdes, Países Baixos) (Presidente)

Peter LIESE (PPE, Alemanha) (vice-Presidente)

Lidia PEREIRA (PPE, Portugal)

Jessica POLFJARD (PPE, Suécia)

Sean KELLY (PPE, Irlanda)

Mohammed CHAHIM (S&D, Países Baixos)

Javi LOPEZ (S&D, Espanha)

Delara BURKHARDT (S&D, Alemanha)

Nils TORVALDS (Renew, Finlândia)

Morten PETERSEN (Renew, Dinamarca)

Michael BLOSS (Verdes, Alemanha)

Danilo Oscar LANCINI (ID, Itália)

Alexandr VONDRA (ECR, Chéquia)

Petros KOKKALIS (The Left, Greece)