Maria da Graça Carvalho, co-autora da resolução conjunta do Parlamento Europeu sobre os resultados da Cimeira de Copenhaga

Maria da Graça Carvalho, co-autora da resolução conjunta do Parlamento Europeu sobre os resultados da Cimeira de Copenhaga

 

Tendo em conta que as negociações que deviam ter sido concluídas em Copenhaga em Dezembro de 2009, se reduziram a um acordo "decepcionante" sem prever qualquer acordo juridicamente vinculativo nem objectivos a longo prazo; esta resolução visa definir o caminho que a UE deve seguir no combate às alterações climáticas na próxima Conferência, COP16, que se realizará no México.

Para Maria da Graça Carvalho "A criação de uma diplomacia interna, a implementação das medidas internas necessárias para lograr uma maior eficiência energética e a prioritização da Investigação, com um maior ênfases nas Novas Tecnologias, são três aspectos muito importantes para assegurar o sucesso da próxima Conferência no México".

 

A eurodeputada considera essencialque aUnião Europeia "fale a uma só voz para conservar a liderançae que tenha um negociador único ao mais alto nível que reforce a posição comum. Também é necessária a criação de clima diplomático na UE que fortaleça as alianças com outros países poderosos". Afirma ainda que a UE"deve investir mais na Investigação de Tecnologias Novas e Avançadas, aumentando os investimentos em tecnologias limpas, para fomentar a sua credibilidade e afirmar a sua liderança".

 

Esta resolução será enviada ao Conselho, à Comissão, aos Governos e Parlamentos dos Estados-Membros, bem como ao secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, com pedido de distribuição a todas as Partes Contratantes que não pertençam à União Europeia.

Maria da Graça Carvalho é Deputada ao Parlamento Europeu. É membro efectivo da Comissão Industria, Investigação e Energia, membro suplente da Comissão dos Orçamento. É Co-Presidente da Comissão do Desenvolvimento Económico, das Finanças e do Comércio da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE.