Maria da Graça Carvalho defende mais verbas e melhor coordenação para combater as doenças cardiovasculares na Europa

Maria da Graça Carvalho defende mais verbas e melhor coordenação para combater as doenças cardiovasculares na Europa

A eurodeputada do PSD Maria da Graça Carvalho considerou, nesta quinta-feira, que as doenças cardiovascularestêm de ser prioritárias na agenda politica da União Europeia”, defendendo que o combate a este flagelo – responsável por 36% das mortes na Europa e quase 13 milhões de novos casos anuais -  passa desde logo por aumentar as verbas dedicadas à investigação, “desde a fundamental à fase clínica”, no âmbito do próximo programa-quadro Horizonte Europa.

Para Maria da Graça Carvalho, é ainda urgente melhorar a articulação, “tanto a nível europeu como entre os estados-membros”, entre os diferentes programas dedicados ao estudo e combate destas doenças, incluindo o novo programa EU4Health, da Comissão Europeia. “Uma plataforma à escala europeia para a coordenação e a troca de informação e dados seguramente melhoraria a eficácia dos esforços globais já em curso”, disse.

Os apelos foram deixados durante o lançamento do MEP Heart Group, um grupo formal de eurodeputados empenhados no combate às doenças cardiovasculares, liderado por Maria da Graça Carvalho e pelo italiano Brando Benifei.

Na reunião foi apresentada a iniciativa: “Fighting cardiovascular disease – a blueprint for EU action”, promovida pela Sociedade Europeia de Cardiologia (ECS), a European Heart Network e o MEP Heart Group.

No encontro, marcou também presença a comissária europeia com o pelouro da Saúde, Stella Kyriakides, a qual ouviu vários dos intervenientes recordarem que os investimentos comunitários no combate a estas doenças estão ainda longe de serem proporcionais ao grande impacto que as mesmas têm nas vidas dos europeus.