campaign-5
  • 12 de Novembro, 2012

Maria do Céu Patrão Neves organiza Workshop sobre o sector Açúcar, no Parlamento Europeu, em Bruxelas

O sector do açúcar tem estado na agenda política europeia e nacional pelas piores razões: a escassez de fornecimento de matéria-prima para as refinadoras o que as tem obrigado a funcionarem apenas a 60% da sua capacidade, colocando em risco a sua viabilidade e ameaçando engrossar os números do desemprego. Recorde-se que, em Portugal, o sector da refinação do açúcar assegura cerca de 600 postos de trabalho directos.

 

É neste contexto que a eurodeputada social-democrata tem desenvolvido várias acções, junto da Comissão Europeia, no sentido de "pressionar à resolução célere deste grave problema. O Comissário da Agricultura tem insistido em adiá-lo para a reforma da Organização Comum dos Mercados/OCM, no contexto da PAC pós-2013. Mas a indústria não pode esperar. É urgente permitir o fornecimento de quantidades suficientes a preços razoáveis à nossa indústria refinadora e a toda a europeia que se defronta com o mesmo problema."

 

A realização do presente Workshop constitui mais uma iniciativa "para chamar a atenção para a gravidade da escassez de ramas de cana de açúcar para a indústria de refinação, para a urgência da resolução satisfatória deste problema, visando igualmente promover um debate alargado sobre o sector do açúcar como contributo para a elaboração do relatório do Parlamento Europeu sobre a OCM."

 

Neste âmbito, Patrão Neves acrescentou que "para além de medidas rápidas, para garantir a matéria prima para a laboração, e provisórias, até à entrada em vigor da nova OCM, importa considerar que a futura OCM terá de perspectivar o sector do açúcar em geral, atendendo aos interesses das refinadoras e dos produtores de beterraba sacarina, numa solução equilibrada que contribua para o fornecimento de açúcar ao consumidor europeu a preços acessíveis e contribua para a dinamização da economia europeia."