Mário David questiona Comissão Europeia sobre "regresso" das passagens administrativas de estudantes

Mário David questiona Comissão Europeia sobre "regresso" das passagens administrativas de estudantes

 

 

O Eurodeputado português e Vice-Presidente do PPE Mário David, enviou esta manhã uma Pergunta à Comissão Europeia sobre a promoção do facilitismo no Sistema de Educação Português, em particular sobre a mais recente decisão do Governo português de permitir que alunos com mais de 15 anos retidos no 8º ano de escolaridade possam saltar directamente para o 10º ano.

 

Numa Pergunta Prioritária enviada esta manhã à Comissão Europeia, o Deputado Mário David alerta que o governo português, através do Despacho Normativo n.º 6/2010 publicado em Diário da República a 19 de Fevereiro de 2010 viabiliza a possibilidade de um aluno com mais de 15 anos retido no 8.º ano de escolaridade queimar uma etapa, saltando directamente para o 10.º ano de escolaridade (primeiro ano do Ensino Secundário).

 

"Sendo a educação um vector fundamental para o crescimento e competitividade da economia europeia e considerando ainda que um sistema de educação deve comungar de valores como a exigência e o rigor, para os quais este facilitismo introduzido pelo Ministério da Educação Português em nada contribui" afirma Mário David.

 

O Deputado do PSD está preocupado por através de medidas como estas se "estar a emitir um sinal negativo aos alunos que se esforçam e empenham pela excelência, bem como a despromover a necessária cultura do mérito."

 

Mário David pergunta à Comissão Europeia, como é que esta, e em particular Eurostat, vai tratar estatisticamente a "passagem administrativa" destes alunos do 8.º ano para o 10.º ano de escolaridade?

 

Sendo grande o risco destes alunos não virem a concluir o 10º ano, ficarão considerados como tendo concluído o 9º? Ou o 8º ano? Tem a Comissão conhecimento de casos semelhantes ocorridos noutro Estado Membro?

 

Aprova a Comissão este falsear das estatísticas que se reflectirão nos resultados não só de Portugal como de toda a União?