Mário David questiona Comissão Europeia sobre Segurança Aérea

Mário David questiona Comissão Europeia sobre Segurança Aérea

Na pergunta enviada à Comissão, Mário David afirma que"a comunicação social deu eco, nos últimos dias, a algumas propostas de empresas de aviação low cost no sentido de diminuir custos operacionais."

 

O eurodeputado do PSD, diz ainda não compreender "como está assegurada a segurança a bordo, se os passageiros passarem a fazer as viagens em pé", acrescentando porém que não foi este o anúncio que mais o intrigou, mas sim o facto do "CEO da Ryanair, Michael O'Leary, ter apresentado a bizarra proposta de ter apenas um piloto na cabine e que, em caso de problema, alguém, de entre as hospedeiras ou os comissários de bordo, assumirá o controlo dos comandos do avião!"

 

Conclui Mário David que "não fora a desenfreada e muitas vezes irracional vontade de suprimir custos de qualquer forma, tomaria esta proposta como mais um anúncio bombástico ou uma manobra publicitária sem aplicação prática. Mas, hoje em dia, a ganância torna tudo possível! E nada como testar reacções para ver se pegam!". Sublinhou igualmente que "aqui é a segurança, não só dos passageiros como mesmo dos cidadãos que estão em terra e em particular nos locais de aproximação dos aeroportos, que está em perigo".

 

Na pergunta efectuada hoje, o eurodeputado Mário David questiona a Comissão Europeia se "tem a intenção de manter a proibição de que, pelo menos no espaço aéreo da União Europeia, as aeronaves comerciais de passageiros ou de carga, possam voar sem ser com dois pilotos devidamente habilitados na cabina?".