Ontem, reuniu com o Presidente da República da Colômbia Juan Manuel Santos, com a Ministra dos Negócios Estrangeiros María Ángela Holguín e com o Ministro do Comércio, da Indústria e do Turismo, Sergio Díaz-Granados.
No primeiro dia da sua visita, Mário David reuniu com o Presidente da CGT (Confederación General del Trabajo), Julio Roberto Gomez Esguerra, a maior Central Sindical Colombiana. Mário David pretendeu iniciar os seus contactos com vista à elaboração deste Relatório com o movimento sindical colombiano.
A troca de impressões com os membros do Governo colombiano e com a Central Sindical incidiu essencialmente sobre a questão da protecção dos direitos humanos, dos direitos sindicais e laborais e das disposições do Acordo Comercial sobre estas áreas. A Confederação Sindical confirmou os progressos implementados na Colômbia nestes domínios.
Sobre o resultado destas reuniões e a importância do fortalecimento dos laços entre a União Europeia e a América Latina, Mário David afirmou que "o Acordo Comercial entre a União Europeia e a Colômbia e o Peru é de interesse fundamental para o desenvolvimento das relações económicas e comerciais entre as partes".
Noticias na imprensa colombiana sobre estas reuniões: