campaign-5
  • 2 de Fevereiro, 2011

Mário David sobre a situação no Mediterrâneo: "nada voltará a ser como antes! É preciso que a Europa assuma um papel de liderança política no Norte de África e no Médio Oriente"

Mário David participou no debate sobre "a situação no Mediterrâneo, em particular na Tunísia e no Egipto", afirmando que "qualquer povo que aspire à democracia e à liberdade só pode receber da nossa parte toda a solidariedade", recordando que o mesmo ocorreu "com os nossos amigos do leste europeu!".

O eurodeputado do PSD considerou ainda que "vivemos actualmente um raro momento da História, daqueles que mudam o seu curso e que constroem novas realidades", pelo que "é preciso afirmar objectivamente que o islamismo extremista tem surgido como uma resposta política e não religiosa, a alguns destes problemas, alimentado e como resposta à exclusão social", acrescentando que "o futuro desta região precisa de democracias sólidas, tolerantes e respeitadoras das minorias, onde o Estado seja uma promessa para todos e não o abuso de alguns..."

Antes de concluir, Mário David afirmou que "aqui ao lado, há uma parte do mundo que tem que aproveitar este momento de renascimento, para aprofundar um caminho de paz e de progresso social. Provar que nesta região vizinha, independentemente da sua confissão religiosa, opção política e etnia, todos podem co-habitar em paz e com respeito mútuo", concluindo que "a Europa no seu todo, e não apenas alguns líderes em conjunto ou isoladamente, assuma um papel claro de liderança política na ajuda a estas reformas e a encontrar para o Médio Oriente um novo paradigma, sem radicalismos, no respeito pelos direitos humanos e das mulheres em particular! Com segurança, democracia, dignidade e tolerância. Claramente, nada voltará a ser como antes!"