O chefe de delegação do PSD, deputado Paulo Cunha, alertou para os números assustadores do mais recente relatório da ONU que revelam que todos os dias 140 mulheres perdem - diariamente - a vida às mãos daqueles que lhes são mais próximos.
“Uma morte a cada 10 minutos e uma em cada três mulheres, na União Europeia, é vítima de alguma forma de violência física ou sexual , pelo menos uma vez na sua vida”, afirmou.
Paulo Cunha, que é membro da Comissão das Liberdades Cívicas (LIBE), da Justiça e dos Assuntos Internos participou esta semana, na sessão plenária em Estrasburgo, no debate que assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Violência Contra a Mulher.
O deputado do PSD alerta para o facto de a violência já não se limitar ao espaço físico “O mundo digital também se tornou um palco para a violência de gênero.”, referindo-se ao recente caso de proliferação de conteúdo íntimo sem consentimento em grupos online, nomeadamente na rede social telegram.
Segundo o membro da comissão LIBE “A violência doméstica, o assédio sexual e o feminicídio persistem como uma sombra sobre a vida de muitas mulheres e meninas.”
“Precisamos de fortalecer os mecanismos de proteção às vítimas, garantir o acesso à justiça e promover políticas públicas eficazes”.
O eurodeputado concluiu a sua intervenção sublinhando: “na Europa que queremos construir, não existe espaço para a violência, não a vamos tolerar.”