O Eurodeputado do PSD, Nuno Teixeira, integra uma comitiva do Parlamento Europeu, que inicia hoje, em Brasília, uma missão da Delegação para as Relações com o Mercosul.
"A visita da Delegação do Parlamento Europeu ao Brasil deve-se à importância das relações entre a União Europeia e o Brasil e com o Mercosul, cuja cooperação mútua, parceria estratégica e relações económicas são objectivos a atingir e a desenvolver no futuro próximo", declara Nuno Teixeira.
A missão inclui uma passagem por Brasília e pelo Rio de Janeiro, e do programa constam encontros com várias personalidades brasileiras, como a recentemente eleita Presidente da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, os Ministros de Estado das Relações Exteriores, da Indústria e do Comércio Exterior, e da Agricultura, e com os Membros do Parlamento do Mercosul e do Senado e do Congresso Nacional.
Para o Deputado madeirense, "Esta é uma oportunidade para os Membros do Parlamento Europeu melhorarem o diálogo político e institucional com os Membros do Mercosul e com os Altos Representantes do Brasil. A visita contribuirá para um melhor conhecimento e uma melhor compreensão do fenómeno de crescimento exponencial da economia brasileira na última década, que faz deste Estado um importante parceiro comercial da União Europeia, o décimo ao nível mundial, o mercado de exportação mais importante da América Latina e o nono mercado de exportação da UE ao nível mundial".
A União Europeia é o mais importante parceiro comercial do Mercosul, possuindo o Brasil, em 2010, 76% do seu comércio externo total. As trocas comerciais entre a UE e o Mercosul dizem respeito, essencialmente, à exportação de produtos agrícolas para a UE, o que faz do Mercosul o principal fornecedor externo de produtos do sector primário, e à importação de produtos manufacturados na ordem dos 80% do total das importações vindas da UE.
O Eurodeputado recorda "A importância de se prosseguirem as negociações do Acordo de Associação entre a União Europeia e o Mercosul, o que irá reforçar a cooperação e o diálogo político e contribuir para afirmar a presença estratégica da União Europeia nas economias do Mercosul".
"Uma parceria sólida entre a UE e o Mercosul ao nível comercial e económico é fundamental para o sucesso futuro das relações entre as duas regiões do globo", remata Nuno Teixeira.
As negociações do Acordo de Associação, suspensas em 2004, foram retomadas em Maio de 2010 e desde então já tiveram lugar quatro rondas de negociação. Uma próxima ronda está agendada para o início de Maio, em Assunção, no Paraguai, e a seguinte para o mês de Julho, em Bruxelas.