O Deputado Nuno Teixeira integra a comitiva do Partido Popular Europeu, do Parlamento Europeu, na missão de observação eleitoral às eleições Presidenciais na Venezuela, que irão decorrer este domingo dia 7 de Outubro, como membro da Delegação com o Mercosul e da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana. Esta missão, que começa no dia 5 de Outubro, conta ainda com a presença dos Eurodeputados espanhóis Gabriel Mato e Agustín Díaz de Mera, e tem como principal objectivo avaliar o processo eleitoral para a escolha do próximo Presidente da Venezuela.
Num ambiente polarizado apenas com dois candidatos, Hugo Chávez e Henrique Capriles, Nuno Teixeira sublinha que " estas eleições ocorrem num ambiente de particular expectativa na Venezuela, e por isso, é fundamental que o dia eleitoral decorra sem incidentes e que haja, acima de tudo, transparência e tranquilidade em todo o processo eleitoral".
A Venezuela enfrenta actualmente diversos problemas que vão desde a erosão das liberdades à corrupção alargada na sociedade. Contudo são os índices de criminalidade, visíveis nos incidentes ocorridos na campanha eleitoral, que mais preocupam Nuno Teixeira " Em 2011 Caracas foi a segunda cidade mais perigosa da América Latina, com uma média de 200 homicídios por 100.000 habitantes. É, por isso, importante perceber as causas destes índices elevadíssimos para inverter esta situação."
A missão conta ainda com uma reunião com os ex-candidatos às primárias e líderes dos partidos da oposição, com dirigentes dos media e com um almoço com os embaixadores da UE, de Portugal e de Espanha na Venezuela.