O Deputado madeirense ao Parlamento Europeu e os seus colegas Deputados das Regiões Ultraperiféricas reuniram com o Comissário responsável para a Política Regional para fazer um balanço da situação actual destas Regiões tendo em perspectiva a definição das prioridades da política de coesão para o período após 2013.
Para Nuno Teixeira, "esta é uma oportunidade de dar a conhecer ao Comissário os desafios específicos que a Região Autónoma da Madeira conhece no contexto actual, nomeadamente de garantir que no programa de apoio financeiro de 2014-2020, as particularidades e os condicionalismos da Região sejam devidamente tomados em consideração".
O grupo de eurodeputados pretende que ao estatuto da Ultraperiferia, reconhecido pelo novo Tratado de Lisboa, corresponda uma efectiva valorização dos seus trunfos e das suas potencialidades, que possa permitir o objectivo de um crescimento sustentável, inteligente e integrado, em consonância com a UE2020 e garantir a coesão económica, social e territorial no seio da União Europeia.
O eurodeputado da Madeira considera que "esta é também uma boa ocasião para repensar a utilização de outros indicadores relevantes, para além do PIB, que tenham em conta as especificidades das Regiões, na concessão dos fundos estruturais". Nuno Teixeira recorda que "as Regiões Ultraperiféricas são regiões que enfrentam desafios e constrangimentos permanentes e que exigem, por isso, ajudas permanentes".