PSD exige decisões europeias urgentes para o turismo

PSD exige decisões europeias urgentes para o turismo

Na sequência da próxima reunião de Ministros do Turismo da União Europeia, que terá lugar no próximo dia 28 de Setembro, a eurodeputada do PSD, Cláudia Monteiro de Aguiar dirigiu uma carta, subscrita pelo grupo de trabalho "Tourism Task Force" da Comissão dos Transportes e Turismo do Parlamento Europeu, à presidência Alemã, com conhecimento dos Ministros do Turismo, relativamente à calamidade que o sector do Turismo e Viagens enfrenta, face à crise do momento presente.  

Na missiva enviada Cláudia Monteiro de Aguiar assinala as medidas que o Parlamento Europeu já aprovou na resolução, no passado mês de Junho, ressalvando a urgência da “necessidade de regras uniformes, claras e transparentes nas viagens dentro do espaço europeu, de critérios únicos epidemiológicos na abertura gradual das fronteiras e a clara necessidade de apoio imediato e também a longo-prazo para as empresas e a salvaguarda dos postos de trabalho”.   

Lamento que a voz do Parlamento Europeu não tenha sido ouvida e que estejamos a assistir, neste final de Verão, a uma descoordenação total na União em matéria de critérios e medidas. Os Estados-Membros não conseguiram estabelecer regras para os viajantes nem critérios epidemiológicos comuns nem tão pouco implementar a realização de testes na origem, salvo raras excepções. O mercado interno de cada País ajudou a manter o Turismo em modo "sobrevivência" mas há situações inaceitáveis e caóticas nos aeroportos, nos portos, nos comboios que não fazem sentido aos dias de hoje, após já ter sido feito o diagnóstico a apontadas soluções. É preciso coragem política para implementar medidas e tomar decisões.” afirma a eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar. 

Para a social-democrata “é tempo de pensar a reabertura das fronteiras externas. Mas questiona "como pode ser tomada uma decisão uniformizada com os países terceiros se não conseguimos arrumar a nossa "própria casa?" destacando ainda que a proposta da Comissão Europeia em relação às restrições à livre circulação devido à pandemia de COVID-19, lançada dia 4 de Setembro “peca por tardia e por ser, apenas um conjunto de recomendações aos Estados-Membros”.  

Em relação a Portugal, a social-democrata afirma que "o nosso País não pode continuar a ser prejudicado pela falta de empenho na diplomacia economia intensiva, nem pela falta de estratégia internacional, nem tão pouco por corredores turísticos que semanalmente são alterados, sobretudo quando temos regiões que estão ser exímias no controlo da pandemia e que estão aptas a receber de forma segura os turistas".

Os últimos dados do Eurostat mostram que o turismo na União Europeia sofreu uma queda de 75% em junho face a Fevereiro, com as agências de viagens e operadores a registarem as maiores perdas (-83.6%), seguidos do transporte aéreo (-73.8%), alojamento (-66.4%) e a restauração (-38.4%).  Cláudia Monteiro de Aguiar conclui que “é urgente apoio financeiro imediato, através do fundo de recuperação, e um apoio de longo-prazo no próximo quadro financeiro plurianual 2021-2027, valorizando francamente um setor que tem dado muito à economia Europeia e que agora apenas clama por reciprocidade.”  

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho