Rangel e MNE italiano abrem Jornadas de Estudo sobre o Tratado de Lisboa no Parlamento de Roma

Rangel e MNE italiano abrem Jornadas de Estudo sobre o Tratado de Lisboa no Parlamento de Roma

O Vice-Presidente do Grupo PPE responsável pela relação com os Parlamentos Nacionais, Paulo Rangel, e o Ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, Franco Frattini discursaram esta manhã na abertura da Jornada de Estudo "Italia e Unione Europea dopo il Trattato di Lisbona" na Camara dei Deputati do Parlamento italiano.

 

Na intervenção inicial o Ministro italiano dos Negócios estrangeiros fez questão de sublinhar que "a Itália percebeu desde o início a importância da solidariedade europeia com a Grécia. Não se trata de solidariedade com a Grécia, trata-se de solidariedade com a Europa", afirmou Franco Frattini.

 

Paulo Rangel, na sua qualidade de Vice-Presidente do Grupo PPE responsável pela relação com os Parlamentos Nacionais considerou que "o Tratado de Lisboa é o tratado dos Parlamentos - dos parlamentos nacionais. Pela primeira vez os Parlamentos Nacionais são considerados parte do tecido democrático da União Europeia ", sublinhou.

 

Na Jornada de estudo intervieram, entre outros, o Vice-Presidente da Camara dei Diputati, Rocco Buttiglione, o Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Gianni Pittella, o coordenador da Delegação italiana do PDL no Parlamento Europeu, Mario Mauro, e vários deputados da Comissão de Assuntos Europeus da Camara dei Deputati.

 

As conlusões da Jornada estiveram a cargo do Ministro italiano dos Assuntos Europeus, Andrea Ronchi.