O Seminário terá lugar no dia 13 de Abril em Lisboa, na Fundação Champalimaud, entre as 11h00 e as 13h00 e contará com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira e da Presidente do Conselho de Administração da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza.
O objectivo desta consulta pública, cuja entrada é livre, é auscultar todos os interessados neste debate, universidades, centros de investigação e empresas para recolher contributos sobre o Horizonte 2020.
Na elaboração deste relatório, Maria da Graça Carvalho reagirá ao texto que a Comissão Europeia apresentou em 30 de Novembro de 2011 e irá"definir os modos de participação e os detalhes" das três prioridades estabelecidas no Horizonte 2020: a «Excelência na Ciência», a criação de «Liderança Industrial» e respostas aos «Desafios Societais».
O Programa Específico de execução do Programa Quadro Horizonte 2020, da responsabilidade de Graça Carvalho, definirá os objectivos e as linhas gerais das actividades das três prioridades. A deputada acredita queeste relatório é"crucial" para a Europa pois "ditará as prioridades europeias em matéria de ciência e inovação até 2020".