Sérgio Humberto, membro da Comissão dos Transporte e Turismo (TRAN), parte numa missão do Parlamento Europeu para Aragão, para discutir a importância das ligações ferroviárias transfronteiriças.
Para o deputado PSD, “a ferrovia é essencial para a mobilidade das pessoas, para conectar as diferentes regiões da Europa, desde as grandes cidades às zonas mais periféricas”.
O eurodeputado defende que o transporte ferroviário proporciona uma mobilidade mais fluída, por exemplo, através da redução dos congestionamentos nas estradas. Tendo em conta a agenda da sustentabilidade, “a ferrovia aparece como uma opção atrativa em termos de redução de poluição e uso eficiente de energia, desempenha um papel ativo no turismo, impulsiona a economia, melhora a competitividade dos países e os serviços prestados”, esclarece.
Sérgio Humberto afirma que um dos papéis da ferrovia é facilitar a vida às populações, permitindo acessos melhorados e a interconectividade. “A ferrovia é um pilar vital para o desenvolvimento sustentável dos nossos países, para o crescimento económico, qualidade de vida e o bem-estar das pessoas”, garante.
O eurodeputado vai seguir numa comitiva composta por outros membros do Parlamento Europeu, nomeadamente, Elissavet Vozemberg-Vrionidi, Presidente da Comissão TRAN e Borja Giménez Larraz, ambos do PPE.
Sérgio Humberto vai reunir com membros do Governo Espanhol, da Comunidade Autónoma de Aragão, especialistas na área dos transportes, da indústria e das infraestruturas europeias.
A travessia dos Pirenéus Centrais e a reabertura da Estação de Canfranc surgem como prioridades fundamentais para a conectividade da Península Ibérica nesta missão, que terá lugar nos últimos dias de fevereiro.