Sérgio Humberto, membro da Comissão dos Transportes e Turismo (TRAN), participou, em Lisboa, na apresentação da segunda edição do Relatório Ambiental sobre o Transporte Marítimo Europeu (EMTER 2025). O evento, que decorreu nas instalações da Agência Europeia da Segurança Marítima (EMSA), em Lisboa, contou com a presença do Comissário dos Transportes Sustentáveis e Turismo, Apostolos Tzitzikostas.
Para Sérgio Humberto, “o transporte marítimo oferece-nos um potencial económico elevadíssimo. A chave para uma economia global forte, que continue a apostar nas vias marítimas, passa por diminuir o impacto ambiental e proteger a biodiversidade marinha”.
“O transporte marítimo afeta a biodiversidade através de atividades como a expansão dos portos, dragagem e ancoragem, que afetam 27% dos fundos marinhos próximos da costa da Europa, conduzem a perturbações físicas e à perda de habitats”, explica o eurodeputado.
Sérgio Humberto defende a redução das emissões de metano (CH4) que, no ano de 2022, representaram 26% do total das emissões de metano do setor dos transportes.
Durante o evento foram discutidos temas relacionados com a descarbonização do transporte marítimo, poluição e ecossistemas marinhos, em diversos painéis, que contaram com os testemunhos de especialistas da área.
O setor marítimo é responsável por 14,2% das emissões de CO2 da União Europeia provenientes dos transportes, ascendendo a 137,5 milhões de toneladas em 2022.