A Europa perdeu hoje, um dos seus grandes impulsionadores, um europeísta convicto

A Europa perdeu hoje, um dos seus grandes impulsionadores, um europeísta convicto

Esta madrugada faleceu com 77 anos Wilfried Martens até ontem Presidente do PPE, funções que desempenhava desde 1990 (do qual era co-fundador). Wilfried Martens foi ainda Primeiro-ministro da Bélgica entre 1979 e 1992 e eurodeputado entre 1994 e 2004.

O mais velho de 5 irmãos, nasce a 19 de Abril de 1936 em Sleidinge, a 12 km a Noroeste de Gand, envolvendo-se desde muito jovem na política, chega a Presidente do seu Partido o CVP em 1972, com apenas 36 anos e 83,6% dos votos.

Wilfried Martens era um homem extremamente inteligente, de profundas convicções, arrebatador e bastante determinado, por isso, por vezes considerado polémico. Mário David, eurodeputado português e Vice-Presidente do PPE lamenta profundamente o desaparecimento de um homem que dedicou a sua vida à causa pública, um amigo de Portugal e, sobretudo, um europeísta convicto que sonhou e contribuiu para a construção de uma Europa como espaço de todos e para todos.

A propósito do desaparecimento do seu colega de Partido, Presidente e amigo, o eurodeputado português afirma: "Conheci Wilfried Martens em 1989. Tive o privilégio de trabalhar com ele a partir de 1997 no Parlamento Europeu e posteriormente no PPE, onde servi como seu Vice-Presidente durante 7 anos. A Europa perdeu um dos seus impulsionadores, a Bélgica um dos seus mais ilustres cidadãos e o PPE um dos seus fundadores. Eu perdi um Presidente, um concidadão europeu, mas acima de tudo um amigo. Mas a sua família perdeu muito mais do que um ente querido. À família enlutada envio os meus Sentidos Pêsames."