Esta madrugada faleceu com 77 anos Wilfried Martens até ontem Presidente do PPE, funções que desempenhava desde 1990 (do qual era co-fundador). Wilfried Martens foi ainda Primeiro-ministro da Bélgica entre 1979 e 1992 e eurodeputado entre 1994 e 2004.
O mais velho de 5 irmãos, nasce a 19 de Abril de 1936 em Sleidinge, a 12 km a Noroeste de Gand, envolvendo-se desde muito jovem na política, chega a Presidente do seu Partido o CVP em 1972, com apenas 36 anos e 83,6% dos votos.
Wilfried Martens era um homem extremamente inteligente, de profundas convicções, arrebatador e bastante determinado, por isso, por vezes considerado polémico. Mário David, eurodeputado português e Vice-Presidente do PPE lamenta profundamente o desaparecimento de um homem que dedicou a sua vida à causa pública, um amigo de Portugal e, sobretudo, um europeísta convicto que sonhou e contribuiu para a construção de uma Europa como espaço de todos e para todos.
A propósito do desaparecimento do seu colega de Partido, Presidente e amigo, o eurodeputado português afirma: "Conheci Wilfried Martens em 1989. Tive o privilégio de trabalhar com ele a partir de 1997 no Parlamento Europeu e posteriormente no PPE, onde servi como seu Vice-Presidente durante 7 anos. A Europa perdeu um dos seus impulsionadores, a Bélgica um dos seus mais ilustres cidadãos e o PPE um dos seus fundadores. Eu perdi um Presidente, um concidadão europeu, mas acima de tudo um amigo. Mas a sua família perdeu muito mais do que um ente querido. À família enlutada envio os meus Sentidos Pêsames."