Alunos do Secundário de Miranda do Douro contemplados com visita ao Parlamento Europeu. Trabalhos de grupos dos 1º e 2º Ciclos de Vimioso e Mogadouro premiados com cheque-brinde no valor de 250 euros. Os vencedores recebem ainda um troféu concebido por alunos do Instituto Politécnico de Bragança. A entrega de prémios está agendada para 25 de maio.
Um grupo de estudantes do 11º ano do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro vai visitar o Parlamento Europeu, em Bruxelas, depois de vencer o Prémio Escola na Europa, no escalão C (relativo ao Ensino Secundário e Escolas Profissionais), um concurso promovido pelo eurodeputado José Manuel Fernandes.
Os alunos de Miranda do Douro realizaram um trabalho em vídeo, intitulado “La Tierra de Miranda a Camino de l’Ouropa”, com locução em língua mirandesa e onde evidenciam os valores que mais identificam e distinguem este município, no contexto europeu.
O Agrupamento de Escolas de Mogadouro foi o vencedor no Escalão A (1º Ciclo de Ensino), com a história ilustrada “Joana na União Europeia”, um trabalho impresso que explica a construção e o funcionamento da UE, em linguagem simples e direcionada aos mais novos. O prémio deste escalão contempla um cheque-brinde no valor de 250 euros.
O Agrupamento de Escolas de Vimioso foi o primeiro classificado do Escalão B (2º Ciclo de Ensino), com um desdobrável da UE, um trabalho realizado pelos alunos que integram o Clube da Europa naquele agrupamento contemplados. Neste escalão, os vencedores são igualmente premiados com um cheque-brinde no valor de 250 euros.
Os Agrupamentos vencedores nos três escalões vão ainda receber um troféu alusivo ao Prémio, concebido pelos alunos do Curso de Artes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.
A cerimónia de entrega de prémios terá lugar no próximo dia 25 de maio, às 10h30, na Escola Básica de Sendim, Miranda do Douro.
A concurso estiveram trabalhos apresentados por alunos dos diferentes níveis de ensino dos Agrupamentos de Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso, Macedo de Cavaleiros, Vila Flor e da Escola Profissional Prática Universal de Bragança.
A avaliação dos trabalhos, que envolveu diretores de agrupamento e de escolas, foi feita, tendo como critérios a originalidade e criatividade, a qualidade de conteúdos e a qualidade da apresentação.
Esta foi a primeira edição do Prémio Escola na Europa para os estabelecimentos de ensino do distrito de Bragança. José Manuel Fernandes, promotor da iniciativa, é um dos seis deputados eleitos pelo PSD para o Parlamento Europeu, a quem, a nível de grupo parlamentar, foi atribuída a responsabilidade de representação dos distritos de Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança. Em campanha eleitoral disse, reiteradamente, que pretendia estabelecer laços sólidos de proximidade com o território que representa, participar nos diagnósticos e procura de soluções locais, e este prémio é um primeiro exemplo, na área da Educação, das suas intenções de cumprir as promessas feitas.
Com edição anual, o prémio tem como objetivo estimular as crianças e os jovens do distrito para o conhecimento e o debate acerca do funcionamento da União Europeia e das suas instituições, nomeadamente na abordagem de temáticas centradas na relação na UE com a região.
Os diretores dos agrupamentos concorrentes manifestaram, na reunião de avaliação, grande satisfação pelo desafio e pelo entusiasmo conseguido junto dos estudantes, mostrando-se confiantes no contributo positivo da iniciativa para a formação dos estudantes da região e para promover o melhor conhecimento sobre assuntos europeus.