campaign-5
  • 12 de Março, 2015

Cláudia Monteiro de Aguiar pede chumbo à proposta Europeia das Redes de Pesca de Deriva

A Eurodeputada eleita pelas listas do PSD sensibilizou colegas da Comissão Parlamentar das Pescas do Parlamento Europeu para a rejeição da proposta da Comissão Europeia que proíbe as redes de pesca de deriva.

Segundo Cláudia Monteiro de Aguiar "não podemos deixar que se acabe com a pesca artesanal e com as tradições seculares que existem em várias regiões de Portugal, sobretudo quando não está claramente demonstrada a falta de sustentabilidade das espécies marinhas".

Importa recordar que em Janeiro, em interpelação realizada pela deputada do PSD, o Comissário Karmenu Vella, salientou "estar a analisar as novas informações recebidas dos Estados-Membros assim como os novos estudos técnicos efectuados por forma a exprimirmos uma posição definitiva". Sobre a retirada da proposta em causa que afecta também a pesca artesanal portuguesa, Vella referiu que "estou de mente aberta e totalmente disponível para estudar todas as hipóteses que se possam colocar".

Após ter reunido com vários agentes do sector e ao ter conhecimento da decisão do Comissário Europeu, Karmenu Vella, não retirar a proposta em causa, Cláudia Monteiro de Aguiar encetou esforços para reunir consenso entre colegas de outros países para que se chegue a um acordo comum que permitisse chumbar a proposta da Comissão Europeia. Assim e após várias reuniões internas em que o tema foi debatido, o Grupo político do PPE na qual se inclui a deputada do PSD, defendeu esta semana a retirada da proposta com o objectivo principal de sair em defesa dos pequenos pescadores europeus.

"Agora que a proposta de rejeitar as redes de pesca de deriva está apresentada, é necessária sensibilizar os colegas dos outros partidos políticos para a importância que a utilização das redes assume no sustento de milhares de famílias portuguesas, na manutenção e até mesmo na criação de postos de trabalho", referiu a Eurodeputada do PSD

O relatório será agora sujeito a votação na Comissão Parlamentar das Pescas do Parlamento Europeu, sendo positivo o facto do Presidente da referida Comissão, Alain Cadec, ser também a favor da rejeição da proposta em causa.

As próximas semanas serão decisivas para que seja conhecido o veredicto relativamente ao chumbo ou não desta proposta da Comissão Europeia.