campaign-5
  • 27 de Julho, 2024

Declaração sobre o impedimento da entrada na Venezuela do Deputado Sebastião Bugalho e comitiva

Em nome da delegação portuguesa do PSD lamento a forma como a comitiva em que se encontrava o eurodeputado Sebastião Bugalho foi tratada pelas autoridades venezuelanas.

O impedimento da entrada dessa comitiva no país, quando se tratava de uma visita realizada no quadro de um convite de forças políticas na oposição-mesmo que coincidindo com a realização de um acto eleitoral- é condenável, lamentável e merecedor de repúdio público.

Em diversas declarações públicas realizadas nos dias que precederam a viagem, o deputado Sebastião Bugalho, vice coordenador dos Assuntos Externos do Grupo PPE e porta-voz desta delegação, afirmou que esta missão se desenrolaria no absoluto respeito da soberania do país e do acto eleitoral. Por essa razão, entendo ser ainda mais surpreendente este acto de impedimento e expulsão dos deputados que integravam a visita.

Tendo a missão integrada pelo deputado Sebastião Bugalho um mandato político da presidência do grupo parlamentar do PPE, os deputados do PSD consideram que este acto injustificado e arbitrário realizado pelas autoridades venezuelanas desrespeita o mandato dos deputados eleitos, a presidência do grupo parlamentar do PPE e, em última instância, o Parlamento Europeu e a União Europeia.

Paulo Cunha Chefe da Delegação do PSD no Parlamento Europeu