campaign-5
  • 17 de Setembro, 2024

Delegação considera "central para o crescimento da economia" pasta atribuída a Portugal

O chefe de delegação do PSD no Parlamento Europeu, Paulo Cunha, congratulou-se hoje com a pasta atribuída a Portugal qualificando-a como “central, estratégica e com enorme potencial de impacto positivo, e muito concreto, tanto para a União Europeia como para Portugal”.

“É a pasta crucial para alavancar o futuro da economia europeia: na inovação, no investimento e no mercado interno”, apontou. “Toda a estratégia do Conselho Europeu e os relatórios mais recentes ­- Letta e Draghi ­- apontam esta área como chave para o futuro da União, tanto na dinamização do mercado interno como no reforço do investimento e da competitividade”.

“É uma pasta muitíssimo relevante que Maria Luís Albuquerque gerirá com autonomia e reporte direto à Presidente da Comissão”, esclareceu também.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen apresentou hoje a distribuição de pastas pelo colégio de comissários e coube a Portugal a pasta que tem os pelouros dos serviços financeiros, poupança e investimento da União Europeia.

“Trata-se de uma excelente notícia para os europeus e para os portugueses. A pasta terá uma centralidade nos próximos cinco anos, pelos vários desafios que todos sabemos que têm de ser respondidos: o reforço do investimento e da competitividade na União Europeia, assim como a conclusão da União Bancária e da União de Mercado de Capitais”. 

Ademais, o deputado ao Parlamento Europeu enalteceu que a pasta “encaixa na perfeição no perfil de Maria Luís Albuquerque”. “A enorme experiência política, técnica e executiva da candidata apresentada pelo Governo português, reforçada pelo seu reconhecido prestígio europeu, coloca altas expectativas no desempenho deste pelouro”.

Paulo Cunha, considerou ainda que a colocação da Habitação no quadro de competências do comissário responsável pela Energia como uma “excelente oportunidade para aprofundar ao longo do mandato uma das prioridades políticas do programa da AD: a Habitação.”