campaign-5
  • 28 de Novembro, 2024

“É urgente avançar com uma estratégia forte e clara para os Direitos das Crianças”

O chefe de delegação do PSD, deputado Paulo Cunha, assinalou o 35º aniversário da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças no Parlamento Europeu, em Estrasburgo. Um marco fundamental na defesa e proteção das crianças ao nível internacional.

“Hoje, embora tenhamos legislação robusta, ainda enfrentamos disparidades significativas. O acesso à educação de qualidade, à saúde e a serviços sociais adequados não é uma realidade para todas as crianças”, afirmou.

Paulo Cunha, que é membro da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos, sublinhou as consequências graves e duradouras que a violência tem nas crianças, sobretudo no seu desenvolvimento. Por isso mesmo, “A União Europeia deve assumir um papel de liderança.”

O deputado do PSD chama a atenção para os novos perigos e tipos de abuso que surgiram com a internet e as redes sociais, nomeadamente a vulnerabilidade dos menores ao assédio online e exploração sexual, problemas para os quais precisamos de respostas eficazes e que acompanhem a realidade que hoje se vive no online.

“É urgente avançar com uma estratégia forte e clara, focada na prevenção, na formação dos profissionais que trabalham com crianças e no reforço dos sistemas de proteção infantil”.

O eurodeputado concluiu a sua intervenção sublinhando: “proteger os direitos das crianças e garantir o seu bem-estar é uma aposta no futuro de todos. (...) É tempo de agir”.