campaign-5
  • 26 de Março, 2025

É urgente medidas concretas para reforçar a capacidade da União Europeia de prevenir e responder a crises

No debate com Sauli Niinistö, ex-Primeiro-Ministro da Finlândia e autor do relatório sobre a resiliência e defesa da União Europeia, o Eurodeputado Hélder Sousa Silva (PSD, EPP) destacou a urgência de medidas concretas para reforçar a capacidade da União Europeia de prevenir e responder a crises. 

Na sua intervenção na Comissão de Segurança e Defesa (SEDE), Hélder Sousa Silva sublinhou a necessidade de um reforço estratégico das capacidades europeias, alertando para a importância de garantir segurança no domínio espacial e digital, e para uma restruturação institucional da União para garantir uma estratégia europeia mais ambiciosa na área da segurança e defesa.

“A Europa já não se pode dar ao luxo de ignorar os problemas identificados no relatório Niinistö”

O Eurodeputado levantou ainda preocupações sobre a capacidade real do programa Rearmar a Europa de garantir uma produção sustentada de equipamentos essenciais – não apenas armamento, mas também ciberdefesa, logística militar, proteção civil e tecnologias de duplo uso. Questionou se existem projetos pan-europeus de resiliência que possam ser financiados pelo Rearmar a Europa, e como garantir que a União Europeia não dependa de respostas ad-hoc para crises prolongadas.

Hélder Sousa Silva reforçou que a União Europeia deve adotar um compromisso claro e estruturado com a defesa e a resiliência europeia, para que possa antecipar ameaças em vez de simplesmente reagir a crises.