Numa sociedade inclusiva, livre e democrática, “como a nossa, é nosso dever continuar a criar, manter e desenvolver condições para a participação e fortalecimento de todos os cidadãos”, defende Sérgio Humberto.
O deputado ao Parlamento Europeu, eleito pelo PSD e membro da Comissão do Emprego e Assuntos Sociais, recorda que um em cada quatro adultos na União Europeia tem alguma forma de deficiência.
“Em Portugal, este dado diz respeito a 33% da população”, avança o eurodeputado. Os principais desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência - incapacidade física, mental, intelectual, ou sensorial prolongada, muitas vezes invisível- são a discriminação, o desemprego, a pobreza e a exclusão social, o abandono precoce da escola, necessidades de cuidados de saúde por atender e a violência.
O deputado do PSD considera que, quanto a estas dificuldades, há duas certezas: “A primeira é que os obstáculos enfrentados por estas pessoas são reais, a segunda é a prevalência acrescida de deficiências à medida que a idade avança”. Mais de metade dos cidadãos europeus (52,2%) com 65 ou mais anos tem algum tipo de deficiência.
O eurodeputado apela à melhoria urgente da vida das pessoas com deficiência, nomeadamente através da acessibilidade, como elemento facilitador dos direitos, da autonomia e da igualdade, e como condição prévia de participação na sociedade e na economia.