Eurodeputada portuguesa lidera movimento internacional de apoio à Bielorrússia subscrito por parlamentares de toda a Europa

Eurodeputada portuguesa lidera movimento internacional de apoio à Bielorrússia subscrito por parlamentares de toda a Europa

Lídia Pereira quer ver publicado o verdadeiro resultado pela Comissão Eleitoral e exige a repetição do ato eleitoral com a presença de observadores internacionais, para que se garanta a realização de eleições justas e livres.

A força mobilizadora do povo bielorrusso tem sido fundamental para terminar com o regime autocrático de Lukashenko e desencadeou o movimento internacional de apoio #WithBelarus liderado pela Eurodeputada e Presidente da Juventude do Partido Popular Europeu (YEPP), Lídia Pereira.

“O povo votou pela democracia, liberdade e estado de direito, mas a esperança na realização de eleições pacíficas foi minada por vários atos do governo contra o povo bielorrusso, como a prisão de manifestantes e o uso excessivo da força pelos militares”, explica a eurodeputada social-democrata. 

A declaração #WithBelarus foi assinada por 50 jovens parlamentares de toda a Europa – 6 são deputados do PSD, entre os quais o atual Presidente da Juventude Social Democrata (JSD) e dois antigos líderes da estrutura. A origem dos signatários é diversa, mas representativa do continente europeu. Desde franceses a gregos, com destaque para 2 parlamentares da CDU, partido da chanceler Angela Merkel.

As eleições realizadas no último fim-de-semana na Bielorrúsia têm marcado a agenda europeia ao longo dos últimos dias. Ontem, 14, os chefes da diplomacia dos 27 reuniram extraordinariamente e acordaram impor novas sanções ao regime de Minsk.

A rede de jovens parlamentares condena os atos de violência e exige que todos os manifestantes sejam soltos, bem como o povo exerça livre e pacificamente o seu direito de assembleia e protesto. Lídia Pereira salienta que A Democracia é essencial em qualquer sociedade funcional e, portanto, o YEPP apela que esse desiderato seja respeitado e implementado na Bielorrússia.

O YEPP tem vindo a acompanhar permanentemente a situação política na Bielorrússia, tendo atribuído, no passado, o Prémio Direitos Humanos ao bielorrusso Aliaksaandr Kuushynay – Sasha – um jovem ativista pela democracia no país.

Para aderir ao movimento #WithBelarus, os participantes são convocados a partilhar mensagens de apoio nas redes sociais recorrendo ao uso do hashtag.

Signatários portugueses:

Lidia Pereira MEPEurodeputada PSD e Presidente do YEPP (Portugal)

Alexandre Poço MP, PSD, (Portugal) (Presidente da JSD)

Duarte Marques MP PSD, (Portugal)

Hugo Carvalho MP, PSD (Portugal)

Sofia Matos MPPSD (Portugal)

André Neves MP, PSD (Portugal)

Margarida Balseiro Lopes MP, PSD, (Portugal)

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
?lvaro Amaro
Cláudia Monteiro de Aguiar