Eurodeputado dececionado com decisão de afectar metade do orçamento da promoção de produtos agroalimentares aos biológicos

Eurodeputado dececionado com decisão de afectar metade do orçamento da promoção de produtos agroalimentares aos biológicos

O diretor-geral da Direção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural apresentou hoje o programa de trabalho de 2021 relativo à política de promoção dos produtos agroalimentares da UE. O programa prevê apoios na promoção nos mercados interno e externo na ordem dos 174 milhões de euros.

Álvaro Amaro alerta para a disparidade da distribuição das ajudas, com metade das verbas disponíveis reservadas para a promoção de produtos biológicos. Para Álvaro Amaro, esta é uma escolha sem o bom senso e a razoabilidade indispensáveis em “ano determinante para contrariar esta crise”.

Para o Membro Permanente da Comissão da Agricultura, o tratamento preferencial dos produtos biológicos em detrimento da restante produção agrícola não surpreende, mas ofende. É sabido que a Comissão Europeia - e o Pacto Ecológico Europeu - visam aumentar a quota de mercado dos produtos biológicos. Contudo, não se compreende que, para atingir o objectivo, se desconsiderem “os milhares de pequenos e médios agricultores inscritos em regimes de qualidade” que, em razão da atual crise, acusam perdas de rendimento dramáticas.

O social-democrata, no Parlamento Europeu, considera ainda que “é preciso apresentar mais e melhores medidas de apoio ao sector do vinho, no âmbito do combate à crise”. “Com esta obstinação ideológica, a Comissão Europeia está a desperdiçar uma oportunidade vital para ajudar os agricultores da União Europeia a escoar a produção que está a ser destruída ou armazenada até que se estrague”.

Para 2021, a Comissão Europeia vincula 50% do orçamento à promoção de produtos biológicos, da valorização da sustentabilidade ambiental da agricultura e do consumo de frutas e legumes no contexto de dietas equilibradas e saudáveis. De acordo com o diretor-geral, tal deve-se ao alinhamento da promoção com os objetivos da Comissão, inscritos no Pacto Ecológico Europeu.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho