No decorrer da conferência, organizada pela JDS Algarve, Hélder Sousa Silva pormenorizou a importância das relações Portugal-Espanha, assim como a importância estratégica do Mediterrâneo e da África para a União Europeia (UE) e Portugal. O Mediterrâneo, desde logo pela sua localização entre a Europa, África e Médio Oriente, é uma artéria crucial para o comércio global. “Portugal e a UE trabalham com países mediterrâneos para promover a estabilidade e o desenvolvimento regional. Iniciativas que incluem segurança, comércio e desenvolvimento sustentável têm sido fundamentais para alcançar esses objetivos”, explicou o eurodeputado português.
A cooperação e o desenvolvimento também estão no cerne das relações da UE com África, através de “programas que visam melhorar as infraestruturas, promover a educação e a saúde, e fomentar o crescimento económico sustentável”. Na sua intervenção no IPDJ de Faro, o ex-presidente da Câmara Municipal de Mafra abordou as questão da segurança e migração dos países africanos, enumerando as parcerias que a Europa mantém para promover a estabilidade, o crescimento e o desenvolvimento sustentável daquele continente.
Sobre as relações com a vizinha Espanha, ambos os oradores foram unânimes em reconhecer que os dois países têm uma longa história de cooperação, que fortalece a coesão e a unidade da UE, sendo um bom exemplo de solidariedade e colaboração entre Estados-membros. Mais uma vez, as questões da Defesa foram consideradas cruciais, com ambos os países a investirem conjuntamente na indústria da defesa e colaboração, no seio da UE e NATO.