Com a moderação a cargo do jornalista Rui Neves, do Jornal de Negócios , o "Café Europa "convocou cidadãos, eurodeputados e jornalistas a refletir sobre o Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos, conhecido como Plano Juncker, que prevê 315 mil milhões de euros para a dinamização da economia europeia.
" ... O Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, conhecido por "Plano Juncker", é um novo instrumento que vamos ter à nossa disposição. Estou convicto que será um importante motor para a economia e fundamental para a criação de mais emprego na União Europeia. É um fundo inovador, diferente dos tradicionais financiamentos europeus, onde há o envolvimento e a responsabilização dos privados. O Plano Juncker é desafiador e estimulante. Fica aberto a todos os projetos viáveis que não conseguem obter apoio nos fundos e programas atuais. A criação de emprego e a coesão territorial estarão presentes nos critérios de seleção dos projetos. O Plano Juncker é um desafio e uma oportunidade para crescermos, criarmos mais emprego e sermos mais competitivos..." Estas são algumas considerações proferidas por José Manuel Fernandes no debate que o gabinete do Parlamento Europeu em Portugal promoveu na FNAC em Braga.
O eurodeputado José Manuel Fernandes foi um dos relatores do Parlamento Europeu para o Plano Juncker, que será votado pelo PE no final de junho.