campaign-5
  • 19 de Dezembro, 2024

Hélder Sousa Silva apela a uma maior prevenção das catástrofes naturais

“Temos de apostar tudo na prevenção”. Foi esta a mensagem deixada pelo eurodeputado Hélder Sousa Silva, no plenário em Estrasburgo, a propósito das catástrofes naturais que têm assolado ultimamente a Europa e o mundo.

Alertando que a “recuperação custa sempre mais em dinheiro e em vidas humanos” do que a prevenção, o eurodeputado do PSD apelou para que a União Europeia investisse mais na prevenção. E utilizou ainda como argumentos os relatórios de Niinistö “Unidos estamos mais seguros - fortalecer a preparação e a prontidão civis e de defesa da Europa” e de Mario Draghi sobre o futuro da competitividade europeia, que também apontam nesse sentido.

Segundo Hélder Sousa Silva, as alterações climáticas associadas às más decisões humanas, como o desordenamento do território com construções em locais de risco, têm originado um aumento das catástrofes e consequentes prejuízos humanos e materiais. Para o eurodeputado, “o fundo RESTORE dá uma excelente ajuda a todos aqueles que foram afetados pelas cheias, inundações e incêndios florestais”, como foram os casos de Portugal e Espanha. E, mais uma vez, congratulou-se com a inscrição no Orçamento da União Europeia para o próximo ano de assistência financeira adicional, no valor de 3 milhões de euros, para os Estados-membros afetados pelas recentes catástrofes naturais, e a respetiva orçamentação com a inscrição nos valores em reserva.