O eurodeputado Hélder Sousa Silva pediu, no Parlamento Europeu, “um orçamento robusto” para dar uma resposta clara aos desafios que a Europa vive. No plenário, em Estrasburgo, referiu ainda que a União Europeia precisa estar “bem preparada para responder a crises”, passando de uma atitude meramente responsiva para uma visão pró-ativa.
Enumerando como áreas centrais do orçamento para 2026 a competitividade e inovação, a segurança e defesa, o apoio às empresas, em particular às PMEs, a política de coesão, a agricultura, a prevenção e resposta a crises, a transição digital, o programa Erasmus+ e a cultura; o eurodeputado português pediu um orçamento focado “nas prioridades e no valor acrescentado europeu”, para assim corresponder às aspirações dos cidadãos dos 27 Estados-membros.
Na sua intervenção, Hélder Sousa Silva afirmou que “a construção de um futuro resiliente, sustentável e próspero não será alcançada sem uma economia sólida e competitiva”. Ao mesmo tempo, alertou o Parlamento que “nada será feito, se não formos capazes de defender e proteger os nossos princípios e o Modelo Social Europeu.”
Neste sentido – continuou – “o investimento na cultura, nomeadamente em programas como o Erasmus+, Europa Criativa e o Corpo Europeu de Solidariedade, é fundamental para robustecer a nossa identidade comum e promover os nossos valores, especialmente junto dos jovens”. Segundo as palavras do eurodeputado eleito pelo PSD, que integra a Comissão da Cultura e da Educação (CULT), “a cultura é o tecido que une os europeus, é o cimento da nossa sociedade”.
Explicando que num mundo em constante mudança, o orçamento da União Europeia é uma garantia de estabilidade e desempenha um papel fundamental na salvaguarda dos interesses dos nossos cidadãos, o eurodeputado português alertou mais uma vez o Parlamento Europeu de que “precisamos de estar bem preparados para responder a crises”, passando de uma atitude meramente responsiva para uma visão pró-ativa.
E terminou afirmando ser “vital” garantir que em 2026 a União Europeia tem os recursos necessários “para enfrentar os desafios com confiança, com força e com união”.