“A Rússia criou um novo modelo de 'guerra por procuração’, que ameaça a Europa e o mundo”. As palavras são do eurodeputado Hélder Sousa Silva, na sessão plenário de hoje, em Estrasburgo.
O eurodeputado português deixou o alerta ao Parlamento Europeu de que a Rússia está a contornar orientações e sanções, recorrendo a “frotas de navios fantasmas, que operam através de empresas de fachada”. E pormenorizou: “Enquanto aqui estamos, estes navios mapeiam detalhadamente a localização, o estado e eventuais vulnerabilidades das nossas infraestruturas submarinas, quer de telecomunicações, quer de energia”. E continuou, “Não é só no Báltico, também temos registos no Atlântico e no Mediterrâneo”.
Reclamando que a tolerância da União Europeia a este comportamento hostil tem de terminar, Hélder Sousa Silva, propôs a articulação entre a União Europeia e a NATO, através de uma Task Force conjunta, com o objetivo de “sancionar e desmantelar estas frotas, e garantir a segurança das nossas infraestruturas subaquáticas”.
Recorde-se que o eurodeputado português tem defendido desde o início da legislatura um maior investimento dos Estados-membros da UE na defesa e segurança do espaço europeu.