O Cleantech Friendship Group (CFG) foi oficialmente lançado a 5 de março, no Parlamento Europeu, reunindo 32 eurodeputados de 14 Estados-Membros com o objetivo de acelerar a liderança da União Europeia nas tecnologias limpas. O grupo será co-presidido pela eurodeputada do PSD, Lídia Pereira, e pelo socialista Thomas Pellerin-Carlin, com o objetivo de gerar consensos políticos alargados para avançar com políticas que impulsionem a transição energética, a inovação tecnológica e a competitividade industrial da União Europeia.
O evento contou com a participação da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que destacou a importância do Clean Industrial Deal para fortalecer a competitividade europeia.
"O Clean Industrial Deal é um pilar fundamental da nossa abordagem competitiva para a descarbonização, proporcionando às empresas de cleantech da UE a certeza e o apoio direcionado de que precisam para escalar e industrializar. Eu e os meus colegas da Comissão trabalharemos em estreita colaboração com o Parlamento para aprovar um acordo industrial ambicioso e garantir a liderança da Europa nas indústrias do futuro." - destacou a Presidente da Comissão Europeia
Na abertura do evento, Lídia Pereira sublinhou que o CFG não é apenas uma iniciativa, mas um compromisso coletivo para liderar a revolução industrial limpa na Europa: "O Cleantech Friendship Group é um espaço para partilhar conhecimento, aprender, ousar e impulsionar as tecnologias limpas com urgência e determinação. Estamos unidos por uma visão de uma Europa mais próspera, mais verde, mais sustentável e mais independente."
A eurodeputada destacou ainda que a transição para uma economia descarbonizada deve ser vista como uma oportunidade para o crescimento económico, não como um sacrifício: "Não precisamos de escolher entre crescimento económico e sustentabilidade ambiental. Estes não são objetivos incompatíveis. A nossa responsabilidade é construir uma Europa que se destaque globalmente, não apenas pelas suas tecnologias avançadas, mas também pela sua crença inabalável na democracia, nos direitos humanos e no Estado de Direito."
O evento foi moderado por Jules Besnainou, diretor-executivo da Cleantech for Europe, e por Willem Vriesendorp, da Sustainable Public Affairs, reunindo investidores, empresários e inovadores para debater a importância de uma colaboração público-privada para ampliar a produção de tecnologias limpas, garantir a autonomia energética e impulsionar o crescimento económico.