Foi lançado no Parlamento Europeu o Laboratório do Futuro (Future Lab), uma iniciativa promovida pela eurodeputada Lídia Pereira, Vice-Presidente do Grupo PPE, com o objetivo de colocar a inovação e o pensamento estratégico de longo prazo no centro da ação política europeia.
O evento de lançamento, subordinado ao tema “Democracia na era digital: o impacto das redes sociais”, contou com intervenções do antigo Primeiro-Ministro espanhol José María Aznar, dos académicos Natali Helberger e Philip Howard, e do jornalista Pedro Santos Guerreiro, refletindo sobre os riscos da desinformação, da manipulação eleitoral e da crescente influência das plataformas digitais nas democracias europeias.
Na sua intervenção, Lídia Pereira destacou que o Future Lab nasce da necessidade de preparar a Europa para as grandes transformações tecnológicas, económicas e sociais, e de ultrapassar o ciclo político centrado na resposta imediata:
“Legislamos, demasiadas vezes, em excesso; regulamos quase sempre em resposta a algo que aconteceu; e decidimos para a urgência. O Laboratório do Futuro é a nossa resposta a este modo de agir. É o nosso compromisso com as próximas gerações.”?
Lídia Pereira reforçou que o Laboratório do Futuro não é um think tank, nem uma nova estrutura formal dentro do PPE:
“Somos uma plataforma para ligar os decisores políticos ao mundo real da inovação e construir uma mensagem política forte sobre o papel da nossa família política na construção do futuro da União Europeia.”
Com esta iniciativa, Lídia Pereira posiciona o PPE como a primeira família política europeia a definir o “Futuro” como prioridade estratégica, apostando na antecipação dos desafios e na construção de soluções políticas sustentáveis, justas e intergeracionais.