Lídia Pereira reeleita Presidente do YEPP

Lídia Pereira reeleita Presidente do YEPP

A eurodeputada social-democrata Lídia Pereira foi este sábado, 3 de julho, reconduzida na liderança da Juventude do Partido Popular Europeu (PPE), o YEPP. A recandidatura, apresentada ao 13.º Congresso da organização, em Bruxelas, conquistou 97,57% dos votos.

Apresentei-me a eleições com uma esperança renovada e estou muito satisfeita por merecer novamente a confiança das organizações nacionais de juventude que integram o YEPP” – firmou Lídia Pereira à margem da sessão de encerramento do Congresso.

Sob o slogan Moving forward, Together ("Seguimos em frente, Juntos"), Lídia Pereira apresentou um manifesto político centrado na recuperação e modernização da economia europeia, no combate e adaptação às alterações climáticas, na transição tecnológica e digital e no investimento na saúde mental.

Segundo a jovem social-democrata, “os próximos anos serão muito desafiantes, marcados pela recuperação económica e organizações como o YEPP terão nas mãos a responsabilidade de influenciar a agenda política no sentido de colocar o emprego e o bem-estar social no centro da política pública” e acrescenta que “esta recuperação tem de compatibilizar crescimento económico com sustentabilidade ambiental”.

O Congresso do YEPP decorreu em simultâneo com a Conferência “Reconnecting with You[th]: An ambitious Europe fit for the Future”, na qual participaram assincronamente vários líderes europeus, entre os quais, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen e o ex-presidente do Conselho Europeu e atual Presidente do PPE, Donald Tusk. O eurodeputado do PSD, Paulo Rangel, foi um dos convidados, tendo participado no painel dedicado à Conferência sobre o Futuro da Europa.

Lídia Pereira, de 29 anos, foi eleita pela primeira vez em novembro 2018. Reeleita para o biénio 2021-2023, é, à data, a única mulher e também a primeira portuguesa a liderar a maior organização política de juventude da Europa, que reúne cerca de 60 organizações nacionais de juventude e na qual se encontram federadas a Juventude Social Democrata (JSD) e, também, a Juventude Popular (JP).

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Álvaro Amaro
Cláudia Monteiro de Aguiar