Maria da Graça Carvalho exige que ministros europeus debatam questões da Igualdade de Género

Maria da Graça Carvalho exige que ministros europeus debatam questões da Igualdade de Género

A eurodeputada do PSD Maria da Graça Carvalho defendeu, durante a sessão plenária do Parlamento Europeu, a necessidade de uma formação específica do Conselho em matéria de igualdade de género.

A social-democrata, responsável do  Partido Popular Europeu (maior grupo político no Parlamento Europeu) pela Resolução Comum sobre a necessidade de uma formação específica do Conselho em matéria de igualdade de género, criticou a forma secundária com que é tratado o tema da igualdade entre Mulheres e Homens, que é um valor fundamental da União Europeia.

Se queremos uma Europa progressista, virada para as pessoas e para o século XXI, temos de abandonar os clichés paternalistas de que estas são matérias menos nobres, relegadas para uma segunda fileira dos Conselhos EPSCO [Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores]”, defendeu.

Maria da Graça Carvalho afirmou não se conceber que, já quase no final do primeiro quartel do século XXI, não exista uma configuração ministerial formal e institucional ao nível do Conselho Europeu que assegure que os representantes dos Estados?Membros se reúnam regularmente para debater, legislar, tomar decisões políticas e proceder ao intercâmbio de boas práticas nestes domínios.

E acrescentou estar “convicta de que uma formação específica do Conselho consagrada à igualdade entre homens e mulheres representaria um elemento fundamental para desbloquear as negociações sobre os principais dossiês na matéria, nomeadamente a ratificação da Convenção de Istambul, o desbloqueamento da Diretiva das Mulheres nos Conselhos de Administração e da Diretiva Anti-discriminação”.

Exorto, pois, o Conselho, a criar, tanto quanto antes, uma formação consagrada à igualdade de género, que facilite a integração da perspetiva de género em todas as políticas e em toda a legislação da UE”, finalizou.

A Resolução será aprovada nesta quinta-feira pelo Parlamento Europeu.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
�?lvaro Amaro
Cláudia Monteiro de Aguiar