Nuno Teixeira em Missão de Observação Eleitoral na Venezuela

Nuno Teixeira em Missão de Observação Eleitoral na Venezuela

O Deputado Europeu Nuno Teixeira integra a comitiva do Partido Popular Europeu para as eleições Presidenciais na Venezuela, este domingo 14 de Abril, a convite da Mesa de Unidade Democrática (MUD). A Missão de Observação Eleitoral que teve início ontem, conta ainda com a presença de Eurodeputados Espanhóis, Gabriel Mato e Agustín Díaz de Mera, e pretende acompanhar o decurso do acto eleitoral.

 

Estas eleições que se desenrolam sobre a imagem do líder histórico Venezuelano, Hugo Chavéz, põem em destaque o candidato Nicolás Maduro, Presidente interino e líder em funções do Partido Socialista Unido da Venezuela, e Henrique Capriles Radonski, à frente do MUD que congrega vários partidos políticos. Segundo Nuno Teixeira este escrutínio " ditará o caminho que os venezuelanos pretendem para os próximos anos, na sequência do desaparecimento do anterior Presidente eleito, Hugo Chávez." O Deputado acredita " que estas eleições irão reforçar a democracia e a estabilidade social e regional".

 

Nuno Teixeira salienta ainda " os importantes avanços no combate à pobreza, que segundo as Nações Unidas apresentou, em 2012, uma redução de 25% desde 2003, diminuindo, simultaneamente, a desigualdade económica entre os cidadãos, de acordo com o coeficiente de GINI, apresentando pelo Banco Mundial. No entanto o Deputado Madeirense sublinha que a insegurança e os índices de violência continuam bastantes altos " sendo a capital, Caracas, a terceira cidade mais violenta do mundo."

 

Estes factos fazem com que os temas dominantes da caminha eleitoral, e que preocupam os cidadãos Venezuelanos, sejam a insegurança, o crescimento económico e o combate à inflação galopante e ao desemprego.        

 

A missão conta ainda com diversas reuniões com os membros dos partidos da oposição, com os meios de comunicação social, nomeadamente o ABC, o El Nacional e a RCTV, com um almoço com o embaixador da UE, de Portugal e de Espanha na Venezuela, com um encontro com o Presidente da Câmara de Caracas, Antonio Ledezma e, finalmente, com o Presidente da Associação de Empresas Petrolíferas Estrangeiras, Luis Xavier Grisanti.