Entre 9 e 11 de Abril estiveram expostos, numa zona nobre do Parlamento Europeu, as fotografias do concurso internacional desenvolvido pela AFAA e patrocinado pela Eurodeputada cujo objectivo se centrou na obtenção de imagens inéditas da Região, bem como todo um conjunto de informações relativas aos Açores com posters das nove ilhas, desdobráveis a promover e a convidar à visita ao arquipélago e de alguns produtos dos Açores. Toda a exposição foi acompanhada de sonoridades típicas da região como o som da “viola da terra”, das ondas do mar, das baleias, dos cagarros, tendo contado na cerimónia de abertura com a actuação da jovem Beatriz Cordeiro, que tocou temas alusivos aos Açores, com a sua “viola da terra”. Todas estas características permitiram descobrir assim os Açores através dos sentidos, sendo esta diversidade de estímulos essenciais para o sucesso desta iniciativa.
Segundo a Eurodeputada Patrão Neves "este evento superou largamente as nossas expectativas pelo interesse demonstrado pela nossa região e pelos nossos produtos. Penso que se pode dizer que esta mostra estava dividida em duas partes - a exposição fotográfica e a promoção dos produtos e destino Açores. As centenas de visitantes ficaram deslumbradas com as nossas belezas naturais e património, bem como com os nossos licores aqui representados pela "Mulher de Capote", e pelo nosso famosíssimo "Chá da Gorreana". Infelizmente constatamos que ainda existem muitas pessoas que desconhecem os Açores e a sua localização, pois das largas centenas de visitantes, muitos foram os que pediram informações específicas sobre como chegar à nossa Região ou mesmo informações mais específicas sobre o destino.”
Na sessão de abertura, para além da Eurodeputada Patrão Neves e de António Gil, estiveram presentes o Embaixador de Portugal junto da União Europeia, Domingos Fezas Vital, o Chefe de Delegação do PSD no Parlamento Europeu, Paulo Rangel e a Chefe de Unidade das Regiões Ultraperiféricas da Comissão Europeia, Pascale Wolfcarius, e nas suas intervenções, todos elogiaram quer a iniciativa, quer o destino Açores, como uma referência no turismo.
A finalizar, Patrão Neves referiu que "tendo em conta a situação dramática que se vive no turismo nos Açores, desde o início deste projecto sempre referi que esta era uma óptima oportunidade de conjugar a vertente fotográfica com a promoção turística das nossas ilhas. O resultado alcançado, permite-nos ter esperança de que melhores dias virão para este sector na nossa região, dado o interesse demonstrado e a curiosidade dos visitantes deste evento, ficando encantados com a excelência dos nossos produtos e querendo saber mais informações sobre as nossas nove realidades."