O chefe de delegação do PSD no Parlamento Europeu, Deputado Paulo Cunha, foi um dos Deputados selecionados para participar na audição e questionar a Comissária indigitada, vice-presidente executiva responsável pela Soberania Tecnológica, Segurança e Democracia sobre sua pasta.
Paulo Cunha destacou a crescente lacuna na infraestrutura digital europeia, referida no relatório Draghi. O documento evidencia que a União Europeia investe significativamente menos em inteligência artificial (IA) comparado aos Estados Unidos, o que coloca em risco a autonomia estratégica e a segurança económica da UE.
Ao dirigir-se a Henna Virkkunen, o eurodeputado referiu existir uma "dependência da Europa em relação a empresas estrangeiras para serviços digitais” e questionou a comissária indigitada sobre a sua estratégia “para melhorar a infraestrutura pública digital da UE, garantindo que esta apoia efetivamente a autonomia estratégica e fortalece a cibersegurança".
Em resposta, a Comissária indigitada sublinhou a necessidade de garantir infraestrutura moderna e conectividade abrangente, incluindo conectividade espacial. Salientou o plano de impulsionar o investimento em IA com "fábricas de IA" para apoiar PMEs e investigadores, e a importância de usar dados industriais da UE, eliminando obstáculos. Realçou ainda a diversidade de abordagens necessárias para atingir as metas digitais da UE, incluindo investimento em I&D, educação e acesso a capital, com o suporte da União dos Mercados de Capitais, e a criação de um quadro regulatório que promova inovação.
Paulo Cunha considerou positiva a abordagem da Comissária, que demonstra um compromisso claro com o fortalecimento da competitividade digital europeia e a proteção dos interesses estratégicos da União. A discussão sublinha a importância de reforçar a infraestrutura europeia em tecnologias digitais, como a inteligência artificial, e promover um ambiente mais robusto e seguro para o desenvolvimento tecnológico.
O chefe de delegação do PSD no Parlamento Europeu, reafirmou o compromisso do PSD em garantir que a Europa, e Portugal, se posiciona na vanguarda da inovação tecnológica, protegendo simultaneamente os interesses e a segurança dos seus cidadãos.