campaign-5
  • 4 de Dezembro, 2024

Paulo do Nascimento Cabral desafia Clubes Europeus a especializarem-se em assuntos da UE

O Eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral foi orador convidado do IV Encontro Regional de Clubes Europeus, organizado pela Vice-Presidência do Governo dos Açores, numa iniciativa que classificou como “muito interessante", e saudou o Vice-Presidente do Governo, Dr. Artur Lima, “por juntar os Clubes Europeus, com um programa bastante diversificado, que lhes permitirá ter conhecimento sobre oportunidades e desafios da União Europeia, mas também do trabalho diário com os jovens”.

O Eurodeputado destacou a importância de desenvolver “uma estratégia para o Atlântico, destacando o acesso ao mar profundo, ao espaço, e à inovação e investigação, mas também as relações transatlânticas, que dependem precisamente do Atlântico, o oceano da União Europeia”, acrescentando que “infelizmente com a deslocação do foco da União Europeia para leste, estamos a descurar o Atlântico, a nossa fronteira com os EUA, o Canadá, a América do Sul e África. A situação geopolítica não permite esquecer esta nossa centralidade”.

A iniciativa decorreu na ilha Terceira e juntou os coordenadores dos Clubes Europeus inscritos nas escolas da Região, no ano letivo 2024-2025 e teve o objetivo de continuar a sensibilizar as escolas e os docentes para a criação de um verdadeiro espírito europeu de cidadania ativa. Paulo do Nascimento Cabral elogiou o trabalho desenvolvido pelos professores e alunos dos Clubes Europeus, defendendo que “importa, junto dos jovens, promover esta cidadania europeia, de plena integração e compreensão dos valores europeus, mesmo quando os benefícios diretos da União Europeia possam não ser óbvios para os nossos jovens, e estes sintam que a União Europeia está longe. Mas não. A União Europeia é também aqui. É por isso que os professores merecem todo o nosso reconhecimento e apoio nesta missão, e foi por isto que decidi, desde a primeira hora, estar presente para também mostrar este reconhecimento”.

Os Açores contam com 23 clubes europeus inscritos na Rede Nacional de Clubes e os Encontros Regionais de Clubes Europeus, promovidos pelo Governo dos Açores, permitem que os professores coordenadores possam desenvolver um momento de trabalho, de partilha de boas práticas, e de reflexão sobre as atividades dos Clubes Europeus da Região, bem como potenciar a troca de experiências e de boas práticas entre os participantes.

O Eurodeputado salientou a importância de “comunicarmos os valores europeus e divulgarmos esta informação nos canais que os jovens usam, desde logo as redes sociais. É fundamental estarmos presentes para evitar também a disseminação de notícias falsas e a desinformação”, comprometendo-se com a divulgação de “todas as informações relevantes para os Clubes Europeus a que tenha acesso, como por exemplo algumas possibilidades de candidaturas a programas e iniciativas europeias, mas também em envolver os jovens no processo de construção das propostas legislativas, fazendo chegar as iniciativas legislativas para avaliação e recolha de propostas dos jovens. Considero que a participação neste processo é fundamental para também se sentirem parte do projeto Europeu”.

Paulo do Nascimento Cabral lançou ainda alguns desafios aos coordenadores dos Clubes Europeus, nomeadamente “a possibilidade de uma especialização dos Clubes Europeus, pois isto permitiria uma abordagem mais aprofundada das diversas temáticas, permitindo desenvolver massa crítica, por exemplo em candidaturas a projetos e iniciativas financiadas pela União Europeia. Isto é para mim fundamental”.

A concluir as suas declarações, Paulo do Nascimento Cabral anunciou que irá lançar um “concurso dirigido aos Clubes Europeus, de promoção da cidadania europeia, que resultará numa visita ao Parlamento Europeu”, e disponibilizou-se para organizar um destes encontros regionais, também em Bruxelas, no Parlamento Europeu, “porque é fundamental para os Professores e Coordenadores terem contacto com a realidade das instituições para que depois possam ser capazes de as transmitir da melhor forma”.